Tela de análise/lançamento de vendas
Este módulo é um facilitador de integração das funcionalidades da Koin.
Disponibilizamos as seguintes funcionalidades de pagamento:
1
Primeiro, iremos selecionar a opção de “In Store” para termos acesso à tela de análise.
2
Após, vamos entrar direto na aba de “Análise” para iniciar a venda.
Para o link de acesso, clique aqui
Realizando a primeira análise
Aqui temos a primeira tela para iniciar a venda.
Já estarão preenchidos os campos: Loja, Vendedor: que será o e-mail criado para acesso.
O campo previsão de entrega, será preenchido pelo vendedor conforme a política de entrega da loja.
No campo Valor total do pedido, é importante ser preenchido o valor correto da compra, então se tiver incluso alguma taxa de entrega (por exemplo), deve ser adicionado ao valor da compra. Exemplo: a compra é de R$ 100,00, e tem uma taxa de entrega no valor de R$ 50,00, então deve ser colocado R$ 150,00.
Nessa primeira etapa, iremos fazer uma análise de crédito e o comportamento do cliente no mercado financeiro. Por isso será solicitado inicialmente apenas o e-mail e o CPF do comprador.
Após a aprovação da primeira análise, irá aparecer as opções de parcelamento.
Cliente irá comunicar ao vendedor qual opção deseja e então é só selecionar e clicar em Continuar.

Na aba de Histórico, conseguimos ver o status dessa compra como: data/hora do pedido, em que etapa está, se foi aprovado ou reprovado.
Também é possível visualizar detalhes do pedido, como: ID de transação, número do pedido, quantidade de parcelas, valor atualizado e valor original.

Em Itens, conseguimos ver o que o cliente comprou em seu pedido feito na loja.
É possível ver valores de cada item, e o código do mesmo.

Nessa aba conseguimos pausar as notificações de cobrança.
Exemplo: cliente realizou a compra, está com o produto e quer cancelar. Antes de confirmar o cancelamento em sistema, pode ser feita uma pausa na cobrança até que a loja receba o produto e se certifique que está tudo certo para cancelar.
Em Estorno Parcial, conseguiremos realizar o cancelamento parcial.
Em Valor a ser estornado, vamos colocar o valor que deve ser cancelado.
No exemplo acima, colocamos o valor de R$ 150,00 para ser cancelado, e ao lado conseguimos ver como ficará o valor atualizado.
Caso o cliente final tenha algum reembolso para receber, nós da Koin, iremos enviar via e-mail um formulário para que o mesmo preencha os dados bancários, e o estorno será feito em até 7 dias úteis.
Se o cliente ainda tiver parcelas para pagar, e não tiver direito ao reembolso, o contrato dele será atualizado e iremos gerar um novo parcelamento com o valor atualizado, abatendo o valor cancelado.
Selecionando a aba de Cancelamento, iremos realizar o cancelamento total do pedido.
Iremos colocar o motivo do cancelamento e realizar ele clicando em “Cancelar Pedido”.
Caso o cliente final tenha algum reembolso para receber, nós da Koin, iremos enviar via e-mail um formulário para que o mesmo preencha os dados bancários, e o estorno será feito em até 7 dias úteis.
Aqui conseguimos acompanhar o repasse no fluxo de 30 dias.
Temos a opção de exportar esses dados (até 30 itens por página), como também conseguimos filtrar por status de repasse (em aberto ou faturas pagas), data e período 30/60/90 dias.
Temos a visualização de valores que já foram recebidos, valores a receber e podemos consultar quantas faturas foram geradas no período selecionado por você.
Clicando na lupa ao lado da fatura, você consegue ver com detalhes o valor repassado e o pedido.
Conseguiremos nessa aba, ver um pedido em específico ou um cliente, individualmente.
Precisamos apenas colocar o CPF do cliente, onde irá trazer todos os pedidos que esse cliente fez na loja utilizando a Koin, ou pesquisar pelo número do pedido para ver uma compra específica.
Ao pesquisar um pedido ou um CPF, você vai clicar no número do pedido e em seguida abrirá a tela acima.
Conseguimos consultar os valores cobrados dessa compra, e também acompanhar o histórico de pagamento desse cliente.
Visualizamos então o perfil desse cliente, quando ele costuma realizar os pagamentos e confirmar uma baixa em sistema, por exemplo.
Na aba de Antecipação, é para caso tenha sido acordado no momento do contrato a possibilidade de antecipar os valores liberados.
Aqui conseguimos ver o valor disponível, quanto em porcentagem você pode antecipar desses valores disponíveis (na imagem, por exemplo, é possível antecipar 100% dos valores), temos também as informações de taxa cobrada pela Koin em cada antecipação e o prazo de pagamento.
Para buscar as faturas, podemos utilizar o campo de período, colocando a data que deseja ou apenas clicar em Buscar faturas que irá aparecer todas que estão disponíveis para antecipação.
Assim que pesquisar para localizar as faturas, irão aparecer todos os valores disponíveis e você irá selecionar quais deseja antecipar.
Na caixa Resumo da antecipação vai mostrar todos os detalhes: valores, data de pagamento e caso tenha alguma taxa, irá aparecer em Custo total.
Após isso, é só clicar em Solicitar antecipação.
Após solicitar a antecipação, você pode acompanhar na aba de Histórico, e também é possível exportar esses dados.
Dentro do portal, temos a aba Tutoriais, onde estão as dúvidas mais recorrentes.
Além da nossa base de conhecimento, temos nossos analistas de CX disponíveis de segunda a sexta, das 09:00 às 18:00. Caso tenha alguma questão operacional, dúvidas de repasse, entre em contato: atendimento via e-mail ou chat.
Se tiver alguma sugestão ou dúvida sobre o material de treinamento, peço que me envie um e-mail: victor.garcia@koin.com.br.